Translate

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Cause I'm a Writer e Outras Histórias - Day 50



Pra escrever qualquer coisa, o básico pra se pensar é se perguntar sobre o que se gostaria de escrever e o que interessaria como leitor. Ser escritor, como eu vivo repetindo por aqui, é realizar os próprios desejos ocultos como leitor *ri*

Claro que o desenvolvimento de um livro é um processo complexo e eu jamais os faria acreditar no contrário, mas, o mais importante a ser respondido para começar a trabalhar é realmente básico: "quem"; "quando"; "onde"; "por quê" e "com que (m)"? Igual ao jogo "Detetive" (Coronel Mostarda com a chave inglesa na Biblioteca *ri*).

Quando você tem essas respostas em mente, ajuda o trabalho a fluir mais fácil, porque já tem a estrutura sobre a qual vai montar sua história e esse roteiro é bom para não se perder, o que, no caso de um livro com muitos capítulos, é muito importante!

Normalmente, quando eu organizo essas respostas inicialmente, eu passo para um segundo passo, um pouco mais complicado que é compor um resumo do enredo que eu tenho inicialmente na cabeça para não esquecer. Quando é o caso de um livro como "A Casa das Hostesses", com vários enredos acontecendo juntos, eu os esquematizo separadamente e só na hora de escrever é que eu os vou misturando.

Em seguida, se é possível, eu componho um roteiro capítulo por capítulo, pra ter uma noção do tamanho do livro, quantos capítulos vão ser necessários, o que eu vou colocar em cada, o que vem antes, o que vem depois...

Na hora de sentar e escrever, com esse roteiro do lado e os limites da história já demarcados, fica só por conta da imaginação preencher as lacunas e desenvolver todo o planejamento. É escrever e ser feliz *ri*

Nenhum comentário:

Postar um comentário