Translate

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Cause I'm a Writer e Outras Histórias - Day 25

Por mais que eu diga que ter feito Letras não tenha um papel tão importante no fato de ser escritora como as pessoas pensam (não existe um curso que te ensine realmente a ser escritor, infelizmente...), eu tirei dela o melhor proveito que pude pra me aperfeiçoar.

Escrever é uma coisa que está dentro de você no seu nascimento, não dá pra aprender. Se desse, todo mundo seria escritor, não é verdade?

Acho que ainda estava no primeiro ou segundo ano de faculdade, já uns quatro ou cinco anos, quando minha professora propôs um exercício de redação que eu achei muito interessante: ela nos disse pra escolher um assunto que estivéssemos vendo em outra matéria que nos interessasse e dissertássemos sobre ele numa transparência pra sala corrigir em conjunto. A identidade dos autores ficaria em segredo pra que ninguém ficasse constrangido.

Eu me animei a escrever sobre Literatura de Informação e defendi porque devia ser tratada como Literatura como todas as outras escolas literárias. Durante a correção dele, alguém perguntou para a professora como se adquiria aquele traquejo com as palavras e a resposta foi bem simples: prática. Ela sabia que o texto era meu e sabia que eu escrevo muito, que eu tenho familiaridade com produção textual.

O "segredo" para aprender a se escrever bem é escrever sempre! Pelo menos, é assim comigo! Eu estou sempre escrevendo, o tempo todo! Quando não estou com a caneta na mão, estou pensando no que ando escrevendo, no que quero escrever... E, como eu tenho uma péssima memória, anoto as melhores ideias que surgem para não esquecer, normalmente nas notas do meu celular (acho que já passaram de mil!)

Taí mais um segredo pra vocês *ri*

2 comentários:

  1. Alguns seres da minha família tem um dom pra escrita e pro Repente. (se você não sabe Repente é um estilo musical em que o compositor tocar uma mesma melodia na viola e sobre determinado assunto que ele ou outra pessoa escolher, ele vai cantando. Não, ele não senta pra escrever e pensar letra. Ela aparecendo na cabeça e ele vai cantando e fazendo a rima na hora *o* É muito popular no Ceará).
    Não sei como é mais eles tem uma ideia e se ela interessar eles sentam e escrevem com a mesma facilidade que assinam o nome.
    Escrever é um dom lindo.
    Enquanto escritores enxergam o mundo por trás das palavras eu enxergo na tela dos quadros e nos meus rabiscos no papel. Quem sabe não vira realidade?
    Kissus
    Inté

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu admiro MUITO qm desenha e pinta, sabe? meu pai msm fazia muitos desenhos e todos os quadros q temos em casa pendurados nas paredes são dele, acho q é uma maneira muito parecida de enxergar o mundo como os dos escritores! toda arte enleva e toda arte muda o mundo! espero q se torne realidade!

      Excluir