Translate

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Cause I'm a Writer e Outras Histórias - Day 38

Numa das cartas que minha madrinha me mandou nos últimos tempos, tinha um texto do Ferreira Gullar com o qual eu me identifiquei bastante e que tem tudo a ver com esses textos do "Cause I'm a Writer": o medo de um dia 'a fonte secar'...

É um medo que, mesmo durante o desenvolvimento de um livro, eu sinto muito forte porque a inspiração é uma 'dama caprichosa', que vem e vai embora de acordo com a sua própria vontade...

E esse medo é um medo de morte porque ficar sem escrever pra mim é como fiar sem respirar, é angustiante. Entre uma ideia e outra, entre um livro e outro, eu preciso sempre estar escrevendo coisas menores ou seria como se ficasse segurando a respiração até conseguir voltar a escrever...

Em seu texto (publicado na FOLHA Ilustrada de 9 de junho de 2013), Gullar disse: "Nunca fiquei tanto tempo sem escrever poesia. E não me sinto motivado a escrever. Sempre digo que meus poemas nascem do espanto, ou seja, de algo que põe diante de mim um mundo sem explicação. É essa perplexidade que me faz escrever. Pode ser que, aos 82 anos de idade, já nada mais me espante na vida".

Essa é bem a realidade de escritor...Essa angústia, essa incerteza, esse suspense...

Eu tenho medo porque já não consigo mais escrever poesia e pode chegar um dia em que não vou conseguir mais escrever meus romances da mesma maneira...

Por mais que eu ainda tenha uma lista enorme de ideias que quero desenvolver, não dá pra me tranquilizar e dizer que nunca vai acontecer... Eu, que não gosto de me atormentar com nada, ando de mãos dadas com esse único e infinito tormento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário