Translate

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Cause I'm a Writer e Outras Histórias - Day 13

Quando eu faço a primeira análise de um texto, antes de deixar que outras pessoas leiam, eu tenho um critério que é mais importante do que todos os outros: o que eu chamo de "ponto de relevância da história". Seria o diferencial, o elemento do enredo que, se você tirar, deixa meus livros todos  com o mesmo formato de história de romance açucarado.

O ponto de relevância é o momento em que eu pego a ideia original que brotou "sozinha" na minha cabeça e começo a moldá-la para passar pela crítica da minha primeira leitura.

Esse critério sou eu me forçando a escrever mais do que "o mocinho conhece a mocinha, os dois se apaixonam perdidamente e ficam juntos". Eu gosto de romance, de casais apaixonados, de amor à primeira vista... Eu só não gosto que minhas histórias tenham  isso!

Esse ponto de relevância é o que costuma dar trabalho na escrita, é o que precisa de pesquisa e de dias de reflexão e é principalmente o que transforma tudo, deixa mais interessante! Tanto o meu trabalho, quanto a leitura!

Minha principal preocupação com a relevância dos meus livros é sua coerência, a conexão com a realidade e é isso que dá forma ao texto, que dá sabor, que dá aquela dúvida se o que está escrito foi fruto da minha imaginação ou se aconteceu de verdade *ri*

Quanto mais eu pesquiso sobre um assunto e descrevo melhor seus aspectos reais para meus leitores, mais convencidos eles ficam pelo livro e mais satisfeita eu fico comigo mesma. É assim que eu vou evoluindo minha escrita também.

Quando eu escrevo alguma coisa nova, eu quero que acreditem em mim, eu quero que mergulhem na história e a vivam e a vejam. Esse é o ponto mais importante pra mim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário