Translate

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Cause I'm a Writer e Outras Histórias - Day 18



Eu acredito que o que torna ser escritor numa profissão não é só o trabalho de colocar as palavras no papel numa organização nova e diferente de qualquer outro... Um dos principais pontos pra mim e que eu já mencionei antes nesses posts brevemente e quero retomar agora é o trabalho de pesquisa do escritor!

Você aprende muitas coisas pesquisando certos assuntos para descrever e colocar em um novo livro e é capaz de ir cada vez mais longe se estiver bastante determinado.

Fazer esse trabalho de pesquisador torna a escrita mais séria e mais convincente, mesmo que sua história se passe num ambiente fantástico.

A cada novo livro, eu sinto que levo mais a sério essa parte de pesquisar. Como minhas histórias acontecem num mundo que tenta estar em sintonia com o que vivemos (tenta, vejam bem! É bem diferente tentar parecer e ser o nosso mundo! Eu vou retomar esse ponto mais pra frente, prometo!), elas têm pouco fantástico e isso quer dizer que tudo o que eu falo tem necessariamente de fazer muito sentido para o meu leitor!

O trabalho de pesquisa também é muito importante porque ninguém é obrigado a saber e conhecer tudo! Nem o escritor, muito menos os leitores!

Quando eu quero colocar alguma coisa num livro, eu não posso escrever bobagem, né?

Eu preciso explicar ao meu leitor o porque de aquilo estar ali, qual a importância e fazê-lo entender pelo menos o suficiente pra saber que eu não coloquei só como um fato curioso, mas como um elemento fundamental pro desenrolar da história.

Nem sempre é preciso pesquisar tudo a respeito de algum assunto pra colocar num livro, mas, às vezes, o trabalho de pesquisa de um escritor dura muito mais do que o esperado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário