Translate

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Cause I'm a Writer e Outras Histórias - Day 17

Agora, se a "tia" Iara me ensinou a escrever bem e me deu confiança pra ser escritora desde cedo, foi um "meio-revés" que me ensinou a pensar como escritora. Acho que essa é uma das minhas histórias preferidas!

Na oitava série (o nono ano de hoje) a Iara ficou só como nossa professora de Gramática e nós tínhamos um professor específico para Literatura e Redação: o professor Ceretti! Ele era um velhinho engraçado, com o rosto vermelho, bem gorducho e uma risada divertida, que me chamava de Bárbara, não porque não soubesse o meu nome, mas porque "essa menina tem cara de Bárbara, não de Déborah..." *ri*

Ele era um professor muito bom, que dizia coisas pertinentes e interessantes (algumas, às vezes, meio inúteis, como por exemplo sobre o fato de que a raiz da palavra "decorar" vem do latim "de core" que significa "de coração", se você só decora a matéria para a prova, ela não vai pra cabeça, vai pro seu coração e não fica lá por muito tempo *ri* nunca me esqueci disso, mas até hoje ainda não tinha tido a possibilidade de usar a história e a aprendizagem)...

A história do meu revés aconteceu na primeira redação que o professor Ceretti pediu. Primeira da classe em redação com a Iara, qual não foi a minha surpresa quando eu recebi um cinco dele? *gargalhando*

"Enrola demais, menina Bárbara! Nunca chega ao assunto!"

Ele estava nos treinando para o Ensino Médio, onde a gente só escreve dissertações e tinha toda razão sobre minha escrita! Sabe como é difícil para um escritor resumir seu pensamento em cinco parágrafos? Mas, graças ao Ceretti e ao susto que ele me deu, eu aprendi a trabalhar com formas engessadas também (gostar delas, é uma outra história...)

E, com esse episódio, eu também aprendi que a gente aprende acertando, mas aprende bem errando também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário