Translate

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Cause I'm a Writer e Algumas Histórias Fantásticas - Day 22


O livro do desafio de hoje precisava ser um de histórias curtas, eu já li alguns, mas um que realmente me marcou foi Comédias para se Ler na Escola, do Luís Fernando Veríssimo, que é um livro muito bom, apesar de não ter minha crônica preferida dele, A Praga (se alguém quiser ler eu encontrei um link muito bom: https://kuryusthelord.wordpress.com/2009/07/13/praga/).

Eu tenho minhas diferenças com Luís Fernando Veríssimo, eu confesso. Claro que eu o acho um escritor incrível e, ao contrário do que se pode pensar, meus problemas com ele não tem nada a ver com compará-lo com seu pai... Se tem uma coisa que eu realmente odeio é ser comparada com os outros (se quiser me deixar brava e parar de falar com alguém pra sempre é me comparar com um ou com outro... Não me interessa quão maravilhosos eles sejam, eu não sou e nem nunca vou ser outra pessoa, senão eu mesma, então, pra que me deixar brava, né?), então eu não faço isso nem com os escritores que eu leio... Meu problema é com o Luís Fernando e não com o escritor Veríssimo, se é que dá pra entender... Ele é uma pessoa difícil do tipo que eu não gosto, o que é uma pena de verdade, porque ele é um escritor que eu realmente admiro desde a primeira vez que li alguma coisa dele, ainda na escola...

Ele tem vários livros de crônicas publicadas além desse que são muito bons também! A escrita dele é divertida e te coloca pra pensar em coisas que nunca achou que pensaria... A crônica tem esse tipo de poder sobre o leitor (e acho que sobre o escritor também...), ela consegue transformar as coisas mais simples da vida e te fazer enxergar tudo de uma maneira completamente diferente!

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Cause I'm a Reader e Algumas Histórias Fantásticas - Day 21


Pra alguém que gosta tanto de escrever histórias que se passam no período do Ensino Médio, eu acho que li pouquíssimos livros nesse gênero, mas tudo bem... Eu consegui me lembrar de um! Viva! *rindo* Faz realmente muito tempo desde que eu li O Diário da Princesa (sim, por causa do filme, mas o livro parece realmente uma outra história, viu?), acho que eu tinha uns treze anos... Tempo mesmo, viu?

Eu acho a escrita da Meg Cabot muito gostosa e leve, quase não dá pra sentir o livro passando e, quando você percebe, já chegou ao fim. Ela é outra, assim como a Sara Shepard, da série "Pretty Little Liars", que eu já comentei por aqui, que tem uma imaginação e tanto, sem deixar seus leitores na mão e não é apenas com a série do Diário da Princesa!

Acho que as garotas na idade da Mia gostariam de viver essa história de descobrir que são na verdade uma princesa (e eu vou deixar bem claro que eu só acho mesmo porque eu, por exemplo, nunca quis ser princesa...), deve ser muito louco chegar nessa idade em que você está descobrindo quem você realmente é e descobre um segredo desses... Mas esse livro mostra muitas coisas que acontecem na vida de todo mundo que passa por essa fase e trata com um cuidado lindo e sensível que retrata direitinho os pensamentos de uma adolescente! Acho que é uma das coisas que eu mais gosto de encontrar são escritores que sabem colocar no papel experiências pelas quais você já passou ou está passando e você seja capaz de se ver, até de entender que "não tem nada de errado" com você mesmo *ri*

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Cause I'm a Reader e Algumas Histórias Fantásticas - Day 20


Bom, eu tenho de confessar que minha memória me falhou mais uma vez (essa coisa de ficar lembrando livro que eu li ao longo da vida não tá dando muito certo... Só estou percebendo mais que minha memória é pior do que... É... Não lembro *ri*), então, eu recorri ao Google pra me dar a resposta do desafio de hoje: "um livro com uma única palavra como título".

Encontrei Tormento, do escritor do Menino do Pijama Listrado (2007), o irlandês John Boyne, que conta a história de Danny, um adolescente que se sente sozinho agora que o irmão mais velho entrou para a faculdade, tenta aproveitar o máximo seu final de férias com seu melhor amigo, até que um dia sua mãe sofre um acidente de carro que deixa um garotinho em estado grave e a deixa realmente muito abalada, se isolando de toda família.

Aqui no Brasil, o livro foi publicado pela Companhia das Letras e traduzido por Carlos Alberto Bárbaro. Eu fiquei realmente com muita vontade de ler!

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Cause I'm a Reader e Algumas Histórias Fantásticas - Day 19


Para o dia de hoje, meu desafio era falar sobre um livro que se passa no futuro, não sei se sou só eu, mas o primeiro que me vem a cabeça quando se fala em livros assim é Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley (apesar de depois eu ter pensado em outros livros que eu também poderia falar aqui, mas eu já estava muito decidida pra mudar de ideia no meio do caminho...)

Eu gosto muito da ideia desse livro e acho que é uma coisa a se pensar com certeza porque a cada dia que passa eu sinto como se estivéssemos cada vez mais perto desse tipo de futuro e é meio aterrorizante, porque eu não sei como lidaríamos com isso (ou se lidaríamos da forma certa...).

São sempre questões que vem na minha cabeça, desde que meu pai me falou pela primeira vez sobre esse livro e sempre que eu penso sobre o futuro... Não consigo ter uma visão muito otimista da coisa toda...

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Cause I'm a Reader e Algumas Histórias Fantásticas - Day 18


O desafio do dia de hoje é bem divertido e é sobre meu tipo preferido de livro: mistérios! E eu achei essa capa do Assassinato no Expresso Oriente muito legal!

Meus motivos para escolher esse livro para o post do dia de hoje não são exatamente parecido com minhas demais escolhas... Não, eu escolhi colocar um livro da Agatha Christie aqui hoje porque eu cresci ouvindo falar sobre os livros dela, tanto pelo meu pai quanto pela minha mãe, quando eu comecei a me interessar por esse tipo de narrativa, os dois me diziam sem parar que eu amaria ler os livros dela! E eu acho que durante toda a minha vida eu nunca vi os dois concordando literariamente dessa forma duas vezes...

A Rainha do Crime é uma verdadeira inspiração, principalmente pra mim, que algum dia espero conseguir ser publicada e viver amparada por meus livros, ela era incrível como escritora e merece ser adorada por gerações de leitores até hoje e eu espero que pra sempre!

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Cause I'm a Reader e Algumas Histórias Fantásticas - Day 17


Eu não gosto muito de histórias com triângulos amorosos (acho que eu até falei sobre isso quando contei sobre o segundo livro da Casa das Hostesses em que, ironicamente, eu escrevi um triângulo amoroso, mas é melhor deixar novamente claro que eu me esforcei bastante para que até eu mesma pudesse gostar de ler!), mas é o desafio do dia de hoje, então... Não tive saída senão encontrar alguma história que realmente me interesse e que tivesse um triângulo amoroso pra comentar...

Triângulos amorosos são o tipo de ideia que fazem história, né? Como tem livro com esse nós no enredo *rindo* Então, eu pensei em falar sobre Vampire Diares! Ainda não li os livros (e não me iludo pensando que são iguais ao seriado, porque nunca é, né? Espero que sejam melhores, como os livros costumam ser perto de suas adaptações) e eu nem gosto tanto do triângulo "Damon - Elena - Stefan" (mas minha opinião "shipper" fica pra uma outra ocasião *ri*), mas acho que é um que eu conseguiria aturar *ri*

Eu acho que triângulos amorosos são realmente muito tristes, porque alguém sempre sai machucado de verdade dessa história... Vampire Diares não foge a essa regra, nem A Casa das Hostesses...

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Cause I'm a Reader e Algumas Histórias Fantásticas - Day 16



O desafio desse dia 16 pede um livro de uma escritora e eu decidi colocar alguém aqui que fuja um pouquinho da literatura contemporânea que eu tenho colocado por aqui...

Jane Eyre, de Charlotte Bronte, foi um livro que eu tive de ler pra faculdade e isso é realmente engraçado porque eu sou totalmente contra qualquer tipo de trabalho que envolva livros para escola, eu acho que cobrar a leitura de alguém só mata a verdadeira intenção do escritor quando desenvolveu aquele trabalho... E no começo eu realmente achei que não conseguiria me apegar ao livro por isso, mas, aos poucos, eu fui me envolvendo e no final do livro eu já estava completamente apaixonada *rindo*

Eu não peguei a capa do livro dessa vez porque eu encontrei essa imagem com o título e o nome da escritora com a minha frase preferida do livro: "Em vão se diz que os seres humanos encontram satisfação na tranquilidade; eles precisam de ação; e, se eles não a encontram, eles a inventam!"

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Cause I'm a Reader e Algumas Histórias Fantásticas - Day 15


O desafio de hoje é falar sobre um livro da minha infância e eu não titubeei na escolha: A Bruxa Salomé de Andrey Wood, com ilustrações de Don Wood é um livro que realmente me marcou!

Livros infantis são maravilhosos na minha opinião, eles tem um jeito de te tocar fundo no coração e fazer com que você nunca se esqueça deles, mesmo depois de muito, muito tempo... Assim é minha história com A Bruxa Salomé!

Eu descobri esse livro porque, assim como eu contei nos meus textos do "Cause I'm a Writer", minha escola fazia roda de livro com a minha turma desde que éramos muito crianças, assim que aprendemos a ler, e eu ganhei esse livro no começo do ano, pra ler e depois ir trocando com os outros colegas de classe.

Acontece que, naquela época, minha escola achava que não tinha necessidade (ou talvez eles achassem que éramos muito jovens mesmo para nos importar) de ficarmos com nossos livros no final do ano (acho que também tinha alguma coisa a ver com o fato de estarem montando a biblioteca deles...) e ficaram com meu primeiro exemplar desse livro. Foi uma frustração enorme (não só pra mim, como pra minha mãe também, que gosta muito dele) por muitos anos até que eu finalmente encontrei pra comprar e agora ele nunca mais vai sair das minhas mãos!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Cause I'm a Reader e Algumas Histórias Fantásticas, - Day 14


O desafio de hoje é falar sobre um livro que eu achei "engraçadinho" e eu tentei interpretar isso de diversas formas diferentes, mas não soube chegar a nenhuma conclusão que me deixasse realmente feliz com isso *ri*

Decidi então colocar um livro que eu acho 1) engraçado; 2) divertido; 3) ótimo entretenimento; 4) que eu li na infância; 5) que eu gosto até hoje; 6) com desenhos etc. que é "Assassinato no Avião da Meia Noite" dos escritores Gaby Waters e Graham Round.

Quem não conhece esse livro deve achar bem estranho eu chamar de "engraçadinho" um livro com a palavra assassinato no título, né? E eu digo a quem não conhece esse ou qualquer livro da Coleção "Salve-se Quem Puder": vocês não tiveram infância não? *apanha* Brincadeira! É que essa coleção fez a minha infância e foi com esses livros que eu comecei a me interessar e apaixonar perdidamente pelo gênero de mistério!

"Salve-se Quem Puder" é uma série de livros em que você vai resolvendo os mistérios junto com as personagens, página por página, é todo em formato de história em quadrinho e as histórias são muito interessantes! Claro, é um livro pra crianças, não esperem nenhum mistério tipo Arthur Conan Doyle ou Agatha Christie...

É difícil dizer qual deles é meu preferido, mas "Assassinato no Avião da Meia Noite" é um concorrente muito forte!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Cause I'm a Reader e Algumas Histórias Fantásticas - Day 13



Meu texto de hoje é para falar sobre alguma trilogia de livros que eu tenha lido ou que eu queira ler... Bom, eu não vou mentir aqui, da mesma maneira como falei que não ia ser uma estudante de Letras chata... Há alguns anos (doze, pra ser mais exata) eu tentei começar a ler A Sociedade do Anel por influência do meu primo que estava lendo e era completamente apaixonado... E eu dormi em cima do livro...

Agora, por que é que eu estou contando isso aqui, num post que eu estou recomendando a trilogia do Senhor dos Anéis? Bom, simplesmente pelo fato de que eu tinha doze pra treze anos quando tentei ler esse livro e realmente não me interessava na época, mas eu nunca deixei de lado a ideia de algum dia finalmente ler. Eu assisti a todos os filmes (da trilogia do Senhor dos Anéis e agora do Hobbit também) e acho que muito em breve eu lerei todos sim, para felicidade de muitas pessoas com quem eu convivo e que não aguentam o fato de eu nunca ter lido *ri*

Mas o mais importante para ter pensado direto em Senhor dos Anéis para a postagem do dia de hoje é que eu admiro MUITO a escrita do Tolkien, a maneira como ele pensava e tudo o que ele inventou! Eu brinco muitas vezes, dizendo que ele exagerava um pouco e contava mais do que o necessário num livro, brinco que ele não tinha o botão do "Não-Vou-Não" que eu falei em "Cause I'm a Writer" (na verdade, foi numa discussão sobre o Tolkien que eu inventei essa coisa do botão...), mas o cara era um escritor sensacional e eu admiro muito mesmo tudo o que ele fez!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Cause I'm a Reader e Algumas Histórias Fantásticas - Day 12


O desafio de hoje eu pensei e pensei em que livro colocar e tive vontade de me bater por não ter pensado logo de cara em As Crônicas de Nárnia *rindo* Hoje é pra falar sobre um livro em que existem personagens que não são humanos e esse é com certeza o meu preferido do gênero!

Uma curiosidade sobre minha relação com esse livro é que antes de ler eu assisti a um documentário sobre a vida do C. S. Lewis e o que mais me chamou atenção foi a amizade que ele tinha com o Tolkien (isso mesmo, o escritor de O Hobbit e de O Senhor dos Anéis!) e eles tinham um grupo de escritores que se reuniam todas as semanas para jogar, beber e conversar sobre os trabalhos que estavam produzindo! Eu achei isso tão legal!

Também achei muito legal a influência que o Tolkien teve em Crônicas de Nárnia, sobre as conversas dos dois e sobre como o C. S. Lewis passou a enxergar tudo depois das conversas com o amigo!

Mas com relação ao desafio do dia de hoje, claro, Nárnia tem muitos personagens que não são humanos, mas o meu preferido sempre vai ser o Aslam, não só porque eu gosto muito de personagens que guiam os protagonistas, mas eu fiquei apaixonada pela simbologia por trás dele, pela representação de Cristo na imagem dele, pela maneira poética como o C. S. Lewis reescreveu o Genesis de maneira simples e brilhante... É um livro realmente emocionante!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Cause I'm a Reader e Algumas Histórias Fantásticas - Day 11


O que eu mais estou gostando fazendo esse desafio dos cinquenta livros em um ano aqui no blog é que eu tenho descoberto muitas coisas novas sobre muitos livros e isso é muito interessante.

Por exemplo, no desafio de hoje pede um livro que tenha tido uma review ruim e, pra sair do feijão com arroz que todo mundo sabe muito bem pelas redes sociais toda vez que lança alguma coisa nova entre os livros, eu fui procurar por livros famosos que tiveram reviews ruins quando foram publicados no Google e minha surpresa foi muito grande mesmo! Existem muitos deles que realmente não agradaram logo de cara, principalmente aos críticos!

Eu escolhi pra colocar no post de hoje Lolita, de Vladimir Nabokov porque eu achei a crítica muito engraçada:

"Lolita pode ser considerado completamente novo no meio literário. O que, infelizmente, é uma péssima notícia. Existem duas razões bem sérias para que ninguém perca tempo lendo esse livro: a primeira é que é chato, chato de um jeito pretensioso, florido e cheio de arquétipo fora de moda. A segunda é que é repulsivo..."
Orville Prescott, The New York Times, 1958.

Orville Prescott, ele foi um dos principais críticos do New York Times durante 24 anos!

Pra quem se interessar, mais algumas críticas para se deliciarem:

http://veja.abril.com.br/blog/todoprosa/antologia/grandes-livros-criticos-anoes-uma-selecao/

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Cause I'm a Reader e Algumas Histórias Fantásticas - Day 10



Novamente fica me faltando a memória para cooperar nesses casos de lembrar sobre os autores que já li e que foram muitos, no entanto, não me lembro de ter lido ninguém que tivesse menos de trinta anos, que é a exigência do desafio de hoje, por isso, dei uma pesquisada e coincide que uma escritora de 22 anos está lançando seu livro esse ano, chamado Red Queen e me deixou bem interessada!

Junta o título, a capa, a frase de apresentação ("Poder é um jogo perigoso"), lendo mais informações sobre sua obra de estreia, eu descobri que, dois anos antes de ser lançado, os direitos para transformar a história em filme já estão comprados pela Universal Pictures. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil, mas a Companhia das Letras já se adiantou para lançá-lo assim que possível sua tradução.

Segue a sinopse e me digam se não deixa todo mundo morrendo de vontade de ler:

"O mundo de Mare Barrow é dividido pelo sangue — pelos que possuem sangue vermelho e pelos que possuem sangue prateado. Mare e sua família são Reds, destinados a servir a elite Silver, cujas habilidades sobrenaturais os tem tornado semideuses. Mare rouba o que pode para ajudar sua família a sobreviver, no entanto, quando sua melhor amiga é recrutada para o exército, ela deixa tudo de lado a fim de ganhar sua liberdade. As reviravoltas do destino a levam para o próprio palácio real, onde, em frente ao rei e todos os seus nobres, ela descobre uma capacidade sobrehumana que antes nem mesmo sabia que possuía.
Exceto que o sangue de Mare Barrow é vermelho… E não é possível que ela disponha de habilidades especiais…
Para ocultar essa impossibilidade, o rei obriga Mare a assumir a identidade de uma princesa Silver perdida há muito tempo e compromete a garota com um de seus próprios filhos. À medida que Mare é inserida ainda mais no mundo dos Silver, ela arrisca sua nova posição para ajudar a Guarda Vermelha — os líderes de uma rebelião dos Reds que está sendo gerada. Suas ações colocarão em movimento uma dança mortal e violenta, colocando príncipe contra príncipe e Mare contra seu próprio coração…"

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Cause I'm a Reader e Algumas Histórias Fantásticas - Day 9


Hoje eu tenho de falar sobre um livro que tenha um numeral no título. Não me lembro de nenhum que eu tenha lido (mas com certeza eu devo ter algum, guardado bem fundo na gaveta da minha memória empoeirada...), por isso vou colocar aqui um livro que uma amiga minha leu e que me deu uma vontade imensa de ler também! Os Sete, do autor brasileiro André Vianco.

Ontem, eu falei sobre como capas e títulos podem influenciar na minha vontade de ler um livro, mas uma coisa que influencia muito também na minha vontade de ler é quando um amigo me fala a respeito de um livro. Não vou me aprofundar muito nisso agora, porque mais pra frente eu vou ter de falar especificamente sobre um livro recomendado por um amigo, mas amigos sempre nos deixam mordidos de vontade de ler *ri*

Eu já gosto muito da literatura vampiresca, esse me chamou ainda mais atenção por se tratar de um autor brasileiro, que publicou seu livro de maneira independente! Em sequência ao Os Sete vem o livro O Sétimo, que também parece ser interessantíssimo, e O Turno da Noite!

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Cause I'm a Reader e Algumas Histórias Fantásticas - Day 8



Para esse oitavo dia em que eu estou me dedicando ao desafio dos cinquenta livros em um ano, ele pede um livro do ano em que eu nasci. Bom, eu não me lembro de ter lido algum livro de 1989 antes, mas acho que nunca chequei isso dos livros que eu li... Então, fui pesquisar os livros que foram lançados quando eu nasci e o que com certeza chamou minha atenção foi esse daqui: A Metade Negra, do Stephen King.

Uma coisa que eu gosto muito é quando a capa de um livro me conquista, por isso mesmo que tenho colocado aqui nos posts as capas dos livros! Fico namorando várias capas de livros quando vou até a livraria e gostaria de ter dinheiro para levar todos os que eu gosto comigo pra casa *ri*

Mas eu também gosto muito mesmo de ser conquistada por títulos! Como escritora, eu sei que dar nome às suas obras não é a parte mais fácil do trabalho e quando você tem uma boa ideia para um título (eu normalmente não acho minhas ideias assim tão boas, vejam bem... Não todas, claro... Eu me orgulho muito de "A Casa das Hostesses", "Mais que a Mim", "Unmei"... Mas de outras... Nem tanto...) é quase como se o trabalho tivesse se concluído sozinho! É maravilhoso!

Tem como não ficar tentado por um título como "A Metade Negra"? Ele sabe muito bem o que está fazendo *ri*

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Cause I'm a Reader e Algumas Histórias Fantásticas - Day 7


O desafio de hoje é ler (ou, no meu caso, falar sobre) um livro publicado nesse ano... Como eu ainda não li nenhum livro que já foi lançado agora no começo do ano, vou falar sobre um livro que vai ser lançado esse ano  aqui no Brasil (acho que já faz um tempinho que foi lançado nos EUA...) e que me deixou com muita vontade de ler: Os Segredos de Ali!

Pra quem não conhece a série da Sara Shepard, Pretty Little Liars tem até mesmo uma versão para a TV com o mesmo nome. No Brasil, os livros foram traduzidos com os nomes de (aqui vai, na ordem): Maldosas, Impecáveis, Perfeitas, Inacreditáveis, Perversas, Destruidoras, Impiedosas, Perigosas, Traiçoeiras, Implacáveis, Os Segredos das Pretty Little LiarsEstonteantes, Devastadoras (esses são os que já foram publicados aqui no Brasil e já tem tradução... Desculpem se minha informação estiver desatualizada... Eu não consegui encontrar a informação correta na internet, porque muitos dos sites que eu visitei divergiam...) depois vem Crushed, Deadly, Toxic, Vicious e, finalmente, Ali's Pretty Little Lies.

A série é maravilhosa (tanto na TV, quanto nos livros, mas, é claro, os dois tem suas diferenças um do outro, como toda adaptação) e vale muito a pena conferir! Esse com certeza é o livro que eu desejo ler publicado esse ano! Dá pra perceber que é uma história bem densa, né? Olha só quanto essa mulher escreveu!!!

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Cause I'm a Reader e Algumas Histórias Fantásticas - Day 6

O desafio do dia de hoje dos cinquenta livros em um ano pede um livro em que a história se passe num lugar que você gostaria de ir. Bom, mais óbvio do que Harry Potter pra mim não tem mesmo! Agora eu não tenho 100% de certeza se a vontade de viajar pra Inglaterra vem antes ou depois de Harry Potter... Acho que, como eu era bem nova quando comecei a ler, deve ter sido por causa dos livros... Mas comigo... Nunca se sabe ao certo...

Eu sei que, ao longo dos anos, a cada novo livro da série que eu lia, dos onze aos dezessete anos, e agora ainda relendo sempre que consigo um tempinho "entre leituras" para dar uma folheada e reler partes mais queridas, esse sentimento que eu tenho... Ainda vou passear por lá *ri*

Deve ser muito louco você andar por lugares que você leu a respeito... Fico me perguntando se deve ser uma sensação de dejà vu ou se ver ao vivo algo do que só se "ouviu falar" deve ser surreal *ri* Essa é uma curiosidade que eu ainda estou esperando matar...

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Cause I'm a Reader e Algumas Histórias Fantásticas - Day 5


Para o quinto desafio, eu devo falar aqui sobre um livro que virou filme e essa é verdadeiramente uma lista longa, não? A cada ano, acho que fica ainda mais longa porque cada vez mais histórias tem saído de seus livros e virado filmes!

O livro que eu vou colocar aqui é um livro que eu só descobri por causa do filme e isso me deixou muito contente! A série de livros Maze Runner ainda não tinha entrado no meu conhecimento quando o primeiro filme lançou no ano passado e eu fui assistir com um amigo meu! O filme é muito bem feito e bastante fiel ao livro (que eu fui ler depois!) e eu espero que os próximos (porque sim! Eles já estão filmando ou terminando de filmar o segundo!) sigam essa linha!

Quando você pega o primeiro livro, não é capaz de imaginar quão grande é a trama por trás da série e eu achei isso realmente incrível! São quatro livro, os três primeiros contam sobre os meninos da Clareira que aparecem no primeiro e o último livro conta o que aconteceu antes. Eu achei maravilhoso e não podia ter ficado mais feliz por ter comprado uma série por causa de um filme!

Muitas pessoas ainda tem preconceito com livros que viram filme, porque normalmente não é o que você espera ou imagina enquanto lê e sentem ainda mais preconceito quando alguém faz o que eu fiz, que é ir ler um livro depois de ver um filme. Eu acho que qualquer tipo de preconceito é bobagem, inclusive esse... Ler é sempre válido! Não importa o que realmente te fez ler, se significar alguma coisa para você, a leitura já cumpriu o papel dela! Somos todos leitores e podemos ter mais em comum por nossos livros do que sonhamos!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Cause I'm a Reader e Algumas Histórias Fantásticas - Day 4


O desafio desse quarto dia do Desafio de Cinquenta Livros que eu estou cumprindo aqui no "Cause I'm a Reader" (que, só pra esclarecer, deve ser feito com livros sendo lido ao longo de 2015, mas que eu estou falando sobre livros que já li), esse dia pede um livro que tenha "antônimos" em seu título. Sem titubear, eu logo me lembrei de "Frozen Heat", do autor fictício Richard Castle!

É isso mesmo *rindo* Richard Castle, pra quem leu meus textos do "Cause I'm a Writer" é o protagonista do meu seriado preferido "CASTLE", ele é um escritor trabalhando com a polícia de Nova York para fazer pesquisa para sua nova série, em que sua protagonista (Nikki Heat) é baseada na detetive Kate Beckett. Pois bem, os livros do Castle foram lançados na vida real, assinados por ele mesmo e, se você achava que esse seriado não podia ficar melhor, ele pode! Por isso ele é meu seriado preferido!

Os antônimos presentes no títulos são "Frozen" (congelado, acho que todo mundo que viu o filme da Disney já sabia, né?) e "Heat" (calor) e também é uma brincadeira com o sobrenome da protagonista, Nikki Heat. Na dublagem do seriado, eles traduziram o nome desse livro (que é o quarto livro da série) como "Heat Congelada" o que faz perder um pouco a graça, mas tudo bem...

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Cause I'm a Reader e Algumas Histórias Fantásticas - Day 3


Cumprindo mais um dia desse desafio de leitura, o desafio desse terceiro dia é ler um livro clássico! Eu sei que quando pensam em Shakespeare, logo pensam em "Romeu e Julieta" (acho que eu também faço isso...), mas nunca foi minha peça preferida dele...

Quando peguei "A Megera Domada" pra ler, quase que eu não acabei *rindo* Eu faço muito disso... Mas, se eu realmente largo o livro, fico me atormentando até voltar a ler! Não era tão divertido quanto eu pensava que seria (viu só? Eu não sou tão diferente de gente que só gosta de ler coisas normais... *rindo*), mas agora, com um pouco mais de maturidade, pensar sobre a história e sobre o período em que ele a escreveu... Era tão avançado!

Se, assim como eu, você sentiu vontade de ler essa peça de Shakespeare quando assistiu "10 coisas que eu odeio em você" ou "O Cravo e a Rosa", não pense que a Catarina Batista original era tão maluquinha e tão radical como as versões modernas fizeram... Se tiverem em mente que Shakespeare era do século 14/15... Talvez não se frustrem como eu me frustrei *ri*

Mas, brincadeiras à parte, claro que eu amo as obras dele, suas peças sobreviveram aos séculos por um motivo, não? Não é pra qualquer um!

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Cause I'm a Reader e Algumas Histórias Fantásticas - Day 2


Dando continuidade aos novos posts do blog, o segundo desafio é sobre um livro que você consegue ler num dia só. Não acho que eu fiz isso muitas vezes... Que eu me lembre com certeza, fiz só duas... Mas não sei ao certo... Um desses livros foi "Razão e Sensibilidade" da Jane Austen e foi engraçado porque eu também não consigo me lembrar porque peguei o livro pra ler, não era pra escola ou pra faculdade, mas eu me lembro de ter emprestado da biblioteca...

O engraçado é que eu já tinha assistido ao filme de 1995, com a Emma Thompson e a Kate Winslet, mas acho que não tinha prestado atenção ao nome do filme... Enquanto eu lia o livro, ficava o tempo todo "eu já conheço essa história...", "como eu conheço essa história?" *rindo* Acho que só fui ligar o livro ao filme quando aparece o Edward... Não me lembro...

Mas é interessante (e, como prometi, não vou dar uma de estudante chata de Letras, viu? Se você não tem interesse em ler Jane Austen, eu não vou julgar) é um livro realmente gostoso de ler e eu gosto muito dele! Eu realmente li muito rápido porque não é uma leitura muito complicada nem pesada. Claro que você precisa de um bom livro, com notas de rodapé bem feitas (o que é uma coisa meio rara de encontrar...) ou um a companhia agradável de um bom dicionário do lado *ri*

Acho que foi nessa última semana mesmo que eu estava conversando com a minha irmã sobre Jane Austen e como ela era admirável! Ser uma escritora na época dela não devia ser nada, nada fácil!

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Cause I'm a Reader e Algumas Histórias Fantásticas - Day 1


Quem acompanhou o "Cause I'm a Writer" e gostava dos meus textos não precisa mais sentir minha falta! Eu voltei com uma nova série de histórias que eu ainda quero contar... E, como eu falei várias vezes, o maior segredo de um escritor é ser um ávido leitor! 

Então, minha irmã me passou um desafio muito interessante que ela encontrou na internet que é o Desafio dos 50 Livros, em que você precisa ler 50 livros ao longo de 2015. Eu fiquei muito interessada em fazer, mas, como ler exige um tempo, eu não vou fazer vocês me esperarem terminar os livros pra postar alguma coisa aqui... Vou pegar cada um dos itens e responder com livros que eu já li ao longo da minha vida. Podem ficar tranquilos, eu prometo que não vou dar uma de "estudante de Letras chata" e ficar falando que todo mundo deveria ser obrigado a ler Dom Casmurro *ri*

Bom, o primeiro livro da lista é um livro com mais de 500 páginas e eu gosto muito mesmo desses. Decidi colocar aqui o primeiro livro com mais de 500 páginas que eu li, que foi "Harry Potter e o Cálice de Fogo". Não vai ser estranho se Harry Potter acabar entrando nessa lista várias vezes, né? Eu cresci com Harry Potter, eu admiro muito mesmo a escrita da J.K. Rowling e eu sou uma Lufa-Lufa orgulhosa até hoje *rindo*

"Harry Potter e o Cálice de Fogo" não é o meu favorito da série, mas foi o que eu fui ver no cinema mais vezes (não me perguntem porquê... Eu não consigo me lembrar *ri*), mas eu o acho realmente fascinante porque ele mostra um crescimento significante do Harry na trama, ele é um divisor de águas, não?

O que eu mais gosto nele com certeza é o Torneio Tribruxo! As provas, a conspiração... Tudo! Se bem que a Copa Mundial de Quadribol é fantástica também! Eu sou fascinada por esse mundo da Rowling de verdade e acho lindo como ela conseguiu conduzir tudo com maestria! Ela merece todo reconhecimento que ganhou com essa série e mal posso esperar para começar a ler os novos livros dela!

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Cause I'm a Writer e Outras Historias - Agradecimentos


Bom, eu me propus a escrever tantos textos do "Cause I'm a Writer" quanto eu tivesse poesias pra mostrar e, como vocês já sabem, minhas poesias se acabaram... Eu também já falei aqui sobre todos os meus livros, meus "segredos pra escrever", minhas experiências como escritora e alguns projetos novos para o futuro que eu espero realizar logo!

Com esses textos, ao longo desses cinco meses escrevendo, eu descobri novas coisas sobre mim mesma e sobre minha própria escrita, redescobri a força do amor que eu sinto por escrever (que não diminuiu nem um tantinho desde que eu comecei) e que eu ainda tenho muitas ideias pra desenvolver!

Claro que, me conhecendo como vocês me conhecem agora e sabendo como eu organizo e esquematizo minha escrita, não vai ser surpresa nenhuma se eu disser que tenho uma lista detalhada com meus futuros livros *rindo* Fico feliz em dizer que tem quase trinta ideias nessa lista *gargalhando* só esperando o momento de serem escritas! Duas delas já foram riscadas: a primeira foi Storm e a segunda foi o próprio Cause I'm a Writer e Outras Histórias, que, numa organização pra livro, ficou surpreendentemente maior do que eu esperava!

Muito obrigada por essa possibilidade de dividir as poucas experiências que eu já tive nos meus vinte e cinco anos (quem sabe aos cinquenta eu não escrevo um novo Cause I'm a Writer e Novas Histórias? *rindo* Será que alguém vai esperar?)

Muito obrigada por lerem e me "ouvirem" tagarelando infinitamente sobre quão confusa pode ser a mente e o coração de um escritor!

Pra não perder o costume, vou deixar as cortinas se fecharem antes de vocês me verem chorar! Até mais ver!

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Cause I'm a Writer e Outras Histórias - Day 80



Como eu ainda nem comecei a escrever Darkness (eu tenho um rascunho começado do esqueleto do livro e muitas coisas sobre os personagens novos e o que vai acontecer, mas nada muito concreto ainda) Heaven e End estão com menos do que isso *gargalhando* Nem sinopse eles tem ainda, coitados!

Mas já dá pra supor algumas coisas pelos seus nomes, não é mesmo? *rindo*

Com o quinto livro se chamando Heaven dá pra sentir um pouquinho de esperança de que as nuvens negras de Storm finalmente se dispersaram, né? Assim como a Escuridão de Darkness parece ter sido vencida! Apesar disso, é claro que o caminho nunca é o que esperamos! Eu não pretendo escrever um livro, como eu já expliquei por aqui, que não tenha um clímax emocionante! Sem contar que nós ainda temos alguns passados de hostesses para revelar!

End deixa bem claro seu propósito de último livro, né? Eu juro pra você que não vou dizer que depois de escrever esse último livro, nunca mais vou voltar à Casa das Hostesses, isso seria frieza, ingenuidade e estupidez e acho que eu não sou nenhuma dessas coisas *gargalhando*

Claro que ainda tem anos até esse fim chegar, mas eu sei que é difícil lidar com o sentimento de que um dia vai acabar! Não tem jeito, não dá pra se preparar pra isso, mesmo quando você é avisado dessa forma como eu estou fazendo...

E também, quem sabe o que o futuro nos guarda? Eu posso descer até o porão da boate e encontrar novas histórias desse lugar que eu ainda quero contar! *ri* Ou talvez, eu invente uma nova série, sobre os hosts da GR... É possível... *rindo*

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Cause I'm a Writer e Outras Histórias - Poetry Time 79

Essa é minha última poesia escrita... A última do ano passado e a última de todas! Eu até tenho uma ideia para mais uma, mas ela não está querendo sair...

"Shadows" traz de volta as antigas metáforas mais uma vez. A metáfora das Asas da Infância, da Flor, da Escuridão e do Amanhecer... Acho que essa poesia pode ser uma boa prévia do quarto livro da Casa das Hostesses (apesar de falar tão intimamente de mim... Mas acho que tudo fala, não?)

Acho que um dos meus versos preferidos é "Na escuridão, não se pode nem mesmo morrer..." da terceira estrofe.  Assim como em "Wayback Into Love" eu coloquei aquela frase de que era pior sobreviver à uma tragédia do que morrer em uma, esse é um pensamento intrigante... Porque morrer é muito fácil, mas viver quando se deseja morrer é realmente difícil... Quando você realmente deseja com todas as forças que tudo acabe para que o sofrimento passe, mas algum motivo te impede... Acho que eu rodei, rodei e não cheguei a lugar nenhum tentando explicar o verso *ri* Mas é a ideia de que morrer seria fácil demais...

Novamente eu falo sobre a chuva, mas vocês já tiveram explicações demais sobre ela, não? Então, acho que todo mundo entendeu essa parte *ri* Só vou chamar atenção para o verso "A chuva não é luz, mas me vejo" que eu gosto demais de ter escrito!

Agora, a última estrofe... É minha preferida! "Minha chuva, a tristeza não afoga,/ Desolação que sufoca meus passos,/ Ofegante, eu caio aos pedaços.../ Minha alma pela luz roga,/ Sem forças, me carrego em meus braços!"

Gosto da ideia de dizer "Minha chuva" porque completa os versos "Esse lugar faz chover incessante/ Ou talvez seja só meu desejo..."

A ideia de cair aos pedaços exprime exatamente essa sensação de dor profunda e desejo de morrer... É como se você não conseguisse mais ser inteiro depois que esse pensamento aparece pela primeira vez na sua cabeça...

Se carregar nos próprios braços, mesmo sem forças é a maneira mais próxima que eu encontrei de expressar como você consegue colocar um pé na frente do outro mesmo quando está nessa escuridão profunda... É o único jeito de se manter em pé, de viver, de falar... Se carregando nos braços...

E assim, eu fecho o Poetry Time, com a esperança de que esses pedaços da minha alma tenham entretido alguém! Da primeira a última poesia não tem só uma passagem muito grande de tempo como também uma mudança visível de personalidade e um crescimento, um amadurecimento, talvez...

Poesia do dia 1 de março de 2014 (sábado)

Shadows

Antes, tudo era escuridão
E eu vivi nela até meus olhos se acostumarem
Com vultos, vi imagens se formarem...
Achei que aquilo era visão!
Achei que dava para as luzes me encontrarem...

O caminho era longo, o fim, distante,
Muitas vezes, tropecei e caí...
Não havia muito mais que sentir...
Havia só a promessa farsante
De um dia verdadeiramente existir...

Na escuridão, não há asas, não há flor.
A escuridão é o oposto do amanhecer.
Na escuridão, não se pode nem mesmo morrer...
Mas a morte não se afasta e está na dor...
A escuridão não é mais que sofrer...

Esse lugar faz chover incessante
Ou talvez seja só o meu desejo...
A chuva não é luz, mas me vejo
E a escuridão não perdoa o instante,
Não perdoa meu pequeno lampejo...

Minha chuva, a tristeza não afoga,
Desolação que sufoca meus passos,
Ofegante, eu caio aos pedaços...
Minha alma pela luz roga,
Sem forças, me carrego em meus braços!

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Cause I'm a Writer e Outras Histórias - Day 79



Desculpem pelo suspense no fim do post anterior *ri* minhas leitoras também quase me mataram quando eu terminei Storm num cliffhanger! Mas, quando você já sabe que vai escrever uma continuação é praticamente irresistível não fazer isso!

Bom, mas eu falava sobre como as sinopses da Casa das Hostesses me ajudaram não só a ter certeza sobre um quarto livro, como firmou esses livros como série e eu decidi quantos eles vão ser!

Prestando bastante atenção nelas, dá pra encontrar pistas das continuações. Seguindo a cronologia da história, a primeira sinopse é a do Spin-Off da Marina e do Yusuke se conhecendo, onde encontramos a palavra culpa, que é o nome do segundo livro da série, Guilty:

"O que você faria se, no final do dia, tudo o que você mais deseja é não encontrar o amanhecer? Pra onde iria se, o que você busca é um novo sentido pra viver, sem culpa? Quem buscar quando você busca a sensação de um novo amor? As hostesses podem cuidar de você..."

Na sinopse do primeiro livro, encontramos a palavra tempestade, que é o nome do terceiro livro, Storm:

"O que você faria se tudo o que você planejou pra sua vida desmoronasse em um segundo? Pra onde iria quando seu coração é partido e nada mais parece verdadeiro? Quem buscar quando você busca aconchego e conforto numa noite de tempestade? As hostesses podem cuidar de você..."

Na sinopse do segundo livro, encontramos a palavra escuridão, que é o nome do quarto livro, Darkness:

"O que você faria se tudo o que você tinha certeza na sua vida, de repente se tornasse escuridão? Pra onde iria se seu coração fosse partido pelo seu grande amor? Quem buscar quando você busca preencher o vazio da sua noite solitária? As hostesses podem cuidar de você..."

Agora, eu vou revelar um TOP Secret só pra vocês que tem acompanhado esses meus textos do blog, que eu ainda não revelei nem mesmo pras minhas leitoras fiéis: o nome dos DOIS últimos livros da série da Casa das Hostesses! Na sinopse de Storm está o nome do quinto livro e na de Darkness está o do último livro da série!

" O que você faria se sentisse como se não fizesse mais parte desse mundo? Pra onde iria se o passado voltasse pra te assombrar? Quem buscar quando vê seu lindo paraíso ruindo diante de seus olhos? Pra onde correr quando uma tempestade parece não ter fim sobre sua cabeça? As hostesses podem cuidar de você..."

O quinto livro vai se chamar "Heaven".

"O que você faria se o sonho se tornasse um pesadelo? Para onde iria se a escuridão quisesse lhe devorar? Quem buscar quando todos os caminhos parecem se fechar? Pra onde correr se o fim parece prestes a chegar? As hostesses podem cuidar de você... Mas podem cuidar de si mesmas?"

E o sexto livro vai se chamar "End"! Prometo falar um pouquinho sobre eles e sobre meus planos pra essa série no próximo post! Aguardem!