Translate

domingo, 6 de agosto de 2017

Fantasma da Depressão


Eu compartilhei esse quadrinho da página Fantasmas e quis escrever sobre isso. Na verdade, no Facebook eu sempre compartilho muitas coisas sobre depressão, principalmente nesses dois últimos anos e eu estou muito feliz conseguindo escrever aqui no blog sobre isso também!

O que me deu vontade de escrever nesse quadrinho é porque é uma situação na qual eu me encontro praticamente todos os dias. Na capa do post passado tinha uma frase dizendo que algumas pessoas com Depressão não conseguem sair da cama e outras conseguem, apesar da doença. Mas vai além dessa dificuldade de sair da cama! A Depressão tira completamente sua vontade de sair de casa!

Muitas vezes, eu quero sair, encontrar meus amigos, me divertir, então eu marco alguma coisa com eles e nesse momento a doença entra em ação! Eu perco a vontade, eu não quero mais me divertir, eu não quero mais ver ninguém, eu não quero sair de casa, eu fico torcendo para que chova, pra que eles desmarquem, pra que aconteça algum imprevisto, eu me pego imaginando desculpas pra não ter de ir... É raro, raríssimo a Depressão te deixar se divertir como uma pessoa que não tem a doença!

Isso não quer dizer que eu não goste mais da companhia deles, que eu não quero mais vê-los, que, quando nenhum imprevisto acontece e eu realmente vou a esse encontro, eu não me divirta. Isso só está ligado a mais um dos sintomas que eu preciso lutar diariamente para não me consumir.

Enquanto eu escrevo esse texto, estou escutando a música "Dark Side", da Kelly Clarkson e eu gosto muito da letra porque ela diz exatamente sobre isso:



"Há um lugar que eu conheço/ Não é muito bonito lá e poucos viram/ Se eu o mostrasse agora/ Ele te faria fugir?/ Ou te faria ficar?/ Mesmo que doa/ Mesmo se eu tentar te afastar/ Você voltará?/ E me lembrará de quem eu realmente sou?"



Eu acho impressionante como, quando a gente para pra procurar um pouquinho, encontra pedaços de sentimentos que estão na gente em músicas que gostamos, em livros que lemos, filmes que assistimos... Cada um lida de uma forma, mas quando tantas pessoas falam sobre os mesmos sintomas em lugares diferentes, de jeitos diferentes, como ainda insistir que Depressão não existe?

Nesse trecho da música que eu destaquei, ela fala sobre "mesmo se eu tentar te afastar", que é exatamente o que eu vim falar hoje, sobre como acabamos afastando os outros por causa da doença e nos deixamos sozinhos, sofrendo ainda mais.

Num outro trecho, ela diz:



"Todo mundo tem um lado negro/ você me ama?/ Pode amar o meu?/ Ninguém é uma imagem perfeita/ Mas nós valemos à pena"




É tão difícil aprender a se amar de novo depois da Depressão, gostar das coisas que fazemos, das qualidades que temos... É tão difícil apreciar os momentos em que conseguimos vencer, conseguimos sair e nos divertir, conseguimos ser positivos...


Vejo vocês no próximo
Déborah Felipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário