Translate

sábado, 5 de agosto de 2017

Chega de estigmatização!



Antes de continuar escrevendo sobre depressão eu quero deixar claro que tudo o que eu falo é o ponto de vista de uma pessoa que tem depressão e que convive com a doença por 10 anos. É diferente para cada pessoa (assim como eu coloquei aqui como capa!) e eu não sou especialista ou estudiosa para falar com profundidade sobre isso!

O que eu quero passar com esses meus textos é que nós precisamos conversar mais sobre esse assunto, as pessoas com essa doença precisam de ajuda, de apoio e muitas vezes de remédio e isso não tem nada de errado! Não as faz mais fracas do que ninguém!

Se tem uma coisa que me deixa muito brava são pessoas que dizem que é "falta de louça pra lavar"! Quando eu entrei em depressão, eu estava num "ano sabático" nada sabático, como eu costumo dizer. Eu não estava estudando nem trabalhando, mas eu lavava MUITA louça, eu fazia comida, eu buscava meus irmãos na escola, eu estudava pra prestar concurso (que eu passei, mas essa é uma outra história)... Eu entrei na faculdade e ainda fazia muitas dessas coisas no ano seguinte, e isso não diminuiu minha depressão!

Então, vamos parar de falar essa frase infeliz, ok? Depressão NÃO é ócio! Não é falta do que fazer...

Depressão é uma doença como todas as outras e você não escuta ninguém dizendo que alguém pegou gripe porque estava à toa!

 Ao mesmo tempo, Depressão NÃO é como todas as outras doenças... Quando alguém fica doente (eu vou enfatizar: FICA doente!), costumamos falar "pegou, ficou"... Depressão não se contrai, nela se entra, nela se cai!

Vejo vocês no próximo
Déborah Felipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário