Translate

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Cause I'm a Writer e Outras Histórias - Day 10



Bom, antes de ontem eu comecei a contar sobre as duas grandes verdades sobre meu  processo criativo... A segunda não é tão simples de explicar quanto a primeira, mas eu vou tentar.

No texto passado, eu expliquei o desenvolvimento de uma ideia depois que ela me ocorre, certo? Normalmente, eu chego ao final como resultado da "Lógica da Construção", com os acontecimentos respondendo uns aos outros numa cascata de causa e consequência... Aquela imagem de um dominó empurrando o outro explica muito bem como é chegar ao fim de um livro pra mim...

Todo fim traz um conflito de sensações e acho que isso é bastante óbvio... Dá aquela satisfação de "dever cumprido", aquele alívio por ter aproveitado bem aquela ideia... E também uma tristeza dolorosa, uma saudade, uma solidão... Você gasta meses desenvolvendo aquele projeto e de repente, ele está pronto e não precisa mais de você. Eu não sou mãe, mas comparo com o sentimento que elas devem ter quando seu filho sai de casa e vai viver a própria vida... É mais ou menos a mesma coisa, me perdoem a pretensão...

Ao fim do último capítulo, eu entro num "luto", num processo de ir "desligando" meus pensamentos daquela história, para abrir um novo espaço e uma nova possa surgir... Nesse processo, chega um momento em que eu já estou "cheia" daquela história, eu já sei tudo sobre ela e agora quero alguma coisa nova... Esse é um dos piores sentimentos, porque é angustiante e você nunca tem certeza se uma nova ideia vai realmente surgir pra suprir esse vazio...

É difícil de explicar esse período entre um livro e outro, porque as pessoas acham que é só sentar e escrever. Fácil. Mesmo que a ideia venha, também precisa ter acabado totalmente meu "luto" pra me dedicar de novo de cabeça a um novo projeto... Nascer de novo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário