Translate

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Cause I'm a Writer e Outras Histórias - Day 3

Eu era uma garota do nono ano (a antiga oitava série do Ensino Fundamental) de 14 para 15 anos, leitora voraz de Pedro Bandeira e apaixonada pela série "Harry Potter" quando comecei a escrever meu primeiro livro: "As Canetas Mágicas - O Mistério do Xadrez".

Claro que precisava ter xadrez no nome (e no enredo)! Eu sou apaixonada por esse jogo (mas não vou dizer que sou ótima, porque eu estaria mentindo...)

Era uma coisa simples, no começo, não sei nem se era pra ser um livro... Uma história sobre quatro adolescentes (como os Karas), que encontram um baú com canetas fora do comum (uma coisa ligada ao universo de um escritor, não é? Quem não desejaria uma caneta mágica?)

Um novo professor de História é contratado pela escola e algumas crianças começam a desaparecer. Este é todo o cenário que nasceu logo no começo, mas eu ainda não era muito escritora nesse período para conseguir transpor as barreiras do enredo e deixei a história parada por 4 anos até me sentir pronta para continuá-la.

Uma curiosidade que vale a pena contar aqui é que o Jean, o tal professor de história que aparece no livro, foi baseado num antigo professor meu de verdade (o nome dele não era Jean e eu vou deixar de fora o nome verdadeiro dele) que tinha uma coisa que merecia ser eternizada num livro: ele nos contava as coisas na aula de História como se tivesse vivido tudo aqui e me deixava completamente apaixonada! (eu nunca me apaixonei por um professor, mas pela maneira como eles davam suas aulas... me apaixonei várias vezes *ri*)

Em 2008, já com 18 anos, eu consegui novamente me debruçar sobre aquele enredo e perceber o que faltava nele... Meus quatro protagonistas eram jovens demais para solucionar um problema tão grande... Eles precisavam de um guia, alguém que os levasse a encontrar as respostas e os tornasse heróis de uma saga... Foi quando, olhando um dos quadros que meu pai pintou e está pendurado na parede de casa, com uma casa simples e isolada, de telhado de palha, fez nascer "O Pintor", que mais me conduziu até o final da história do que aos meus personagens.

Ainda hoje, eu sei que tem muitas coisas que eu tenho de arrumar nas "Canetas Mágicas", mas eu tenho ideias para pelo menos mais dois livros com elas que estão há uns cinco anos, só me esperando para ficar pronta para eles: O Detetive Misterioso  e O Amor de Carolina...

Eu espero conseguir escrevê-los logo... Só que ser escritor é viver dessa incerta inspiração que pode nunca chegar... Mas isso é assunto pra outro dia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário