Translate

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Do you wanna build a Snowman?


"Do you wanna build a Snowman?", do filme Frozen, é a música de amor mais bonita que a Disney já fez, porque, se de um lado nós temos a irmã mais velha, Elsa, que preferiu se isolar do mundo a correr o risco de machucar sua irmã de novo, do outro nós temos Anna, que, mesmo sem saber dos motivos da irmã para se afastar, nunca desistiu de se reaproximar.

Elsa tem, por algum motivo que o filme não explica (e não é tão importante mesmo explicar...), poderes mágicos congelantes que ela não consegue dominar. Uma metáfora linda sobre o gênio de um pré-adolescente descontrolado que não percebe quando está magoando alguém. Anna é sua melhor amiga, sua irmãzinha e a pessoa mais importante pra ela e, por isso, está constantemente em perigo porque é fascinada pelo talento da irmã.

As duas crescem privadas dessa amizade, mas as lembranças da mais nova são apagadas, o que não apenas faz com que Elsa carregue o fardo todo sozinha, como também faz com que Anna pense que sua irmã não a quer mais por perto.

Apesar de suas lembranças sobre os poderes de sua irmã terem sido apagadas, ela ainda se lembra do boneco de neve e é sempre com ele que tenta se reaproximar e se reconectar com a mais velha.

Através da porta, ela pergunta o que aconteceu, se ela fez alguma coisa errada, se elas não podem resolver isso juntas, mas Elsa, temendo se trair pela saudade,a  deixa sempre sem resposta.

O tempo vai passando e as duas irmãs vão ambas crescendo sozinhas e demora anos até que Anna pare de tentar falar com sua irmã, mas ainda assim, sem desistir dela...

Na parte final, vemos seus pais, o rei e a rainha de Arendelle, morrerem num naufrágio, deixando as duas filhas e o reino órfãos. Mais uma vez, Elsa precisa carregar o fardo sozinha: assumir o trono de seu pai e, assim como seu poder, que continua aumentando, sem controle, ela não sabe como fará isso.

Anna novamente se aproxima da porta do quarto da irmã e lhe oferece seu apoio, sem lhe cobrar explicações nem nada, porque agora são só as duas e precisam ficar juntas, mas ela entende que ficaram muito tempo longe e pode já não ser tão fácil conviver como no começo da história. Por isso, sua última tentativa de se reconectar com Elsa é usar a última lembrança que as duas têm juntas: o boneco de neve. Mesmo que seja uma tentativa infantil, ela expressa toda a saudade de Anna... É ela dizendo que ainda não desistiu... Porque isso é ser irmão: não desistir nunca e amar verdadeiramente é lutar até o fim.

Por isso, Frozen ficou tão bonito!

Sereny Kyle

Nenhum comentário:

Postar um comentário