Translate

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

What doesn't kill you...


Muitas pessoas acreditam que, por não ser pessimista, eu não seja realista... Por ser escritora e alimentar meus sonhos, até mesmo os mais impossíveis de se realizarem, eu tenha inventado um mundo paralelo e me escondido dentro dele para não encarar a realidade...

Eu não acredito que exista uma única forma de vermos a realidade, muitos filósofos já debateram longamente sobre a realidade ser relativa (o copo está meio cheio ou meio vazio) e como as pessoas vêem as coisas depende da sua criação, da estrutura familiar, do encorajamento familiar, das experiências vividas, da educação, da personalidade, do humor... É uma infinidade de agentes interferindo diretamente na simples resposta do copo, então não vou falar sobre isso... Afinal de contas, eu sou escritora e não filosofa!

Eu cresci acreditando que sonhos podem se realizar, cresci ouvindo “tudo pode ser e, se quiser, será! Sonhos sempre vem pra quem sonhar! Tudo pode ser, só basta acreditar e tudo que tiver de ser, será!” e isso se enraizou dentro de mim, toda a minha personalidade se pavimentou sobre essa estrutura e foi crescendo.

Mas não é porque eu acredito em sonhos que eu sou lunática, que eu fujo da realidade e não finco os pés no chão... Tomar a decisão de acreditar não é a mesma coisa que viver uma fantasia! Acreditar num sonho é correr o risco e a primeira coisa que você precisa manter em mente é que pode não acontecer, é encarar que nem sempre as coisas acontecem como esperamos e isso não é o fim do mundo! Não deu certo? Ok! Guarda aquela aprendizagem, sobre um pouco a frustração, mas bola pra frente!

Os pessimistas (desculpe por ter de generalizar nessa parte, mas não tem como ter certeza nesse ponto, nem dá pra fugir dele) acreditam que o mundo está dividido entre pessoas que conseguem tudo o que querem e pessoas que não conseguem nada. Isso é uma grande bobagem! É muito fácil acreditar que não se alcança seus objetivos por interferência divina (ou caótica, se é difícil demais encaixar alguma coisa divina na cabeça...) porque a responsabilidade pelo fracasso não é sua e sim de outra pessoa/criatura/entidade... Mas os sonhos não caem do céu!

Como o conceito de sonho está ligado diretamente ao fenômeno psíquico que ocorre involuntariamente durante o sono, as pessoas acreditam que também seja assim que eles se realizam: involuntariamente! Ou pior, sem nenhuma interferência da força de vontade humana... É preciso trabalho duro, maturidade e persistência pra fazer alguma coisa acontecer!

O mundo provavelmente seria um lugar muito melhor se as pessoas não abandonassem seus sonhos na infância. Mas muitos acreditam que manter os sonhos de criança é ingenuidade e decidem simplesmente acreditar que não é possível, esquecendo que todas (não uma ou algumas, mas todas) as pessoas que fizeram a diferença no mundo só conseguiram porque acreditaram em seus sonhos! Porque mantiveram um objetivo que muitos consideravam impossível e não desistiram no primeiro fracasso, não acreditaram que só existia um caminho que os levaria ao seu sonho!

Nosso caminho não está traçado, ele depende de cada escolha que fazemos pra se construir. Quando uma pessoa nasce, ela carrega um molho de chaves pendurado no pescoço, para abrir todas as portas que estiverem no caminho dela ao longo da vida, mas nem todas serão usadas... Algumas serão simplesmente abandonadas pelo caminho... Acreditar ou não também é uma escolha que fazemos, mas é muito mais fácil pensar que a responsabilidade é de outra pessoa quando se trata de não conseguir realizar um sonho...

Sonhar nunca pode ser confundido com “esquecer de viver”. O sonho é o objetivo que se deseja alcançar com as escolhas e os esforços do agora, não significa ficar parado, esperando. Construir um sonho é trabalhar, é conviver, é aprender... É fazer amizades e criar vínculos, é entrelaçar sua vida de outras pessoas e é principalmente construir sua própria personalidade!

Pra encarar os desafios de realizar um sonho o ponto principal está na personalidade porque, mais importante do que o apoio que qualquer pessoa pode te dar, é a confiança que se tem em si mesmo! Mais importante do que acreditar num sonho é acreditar que se é capaz de realizar qualquer coisa!

Mas o mais importante de estruturar sua personalidade não está ligado a realizar o sonho e sim a não realizá-lo. Encarar a falha cara a cara, ultrapassar o obstáculo e permanecer confiante não é nada fácil! É preciso muita serenidade, muita autoconfiança e muito autocontrole.

Não é só confiar em si mesmo, é principalmente fundamentar toda a sua vida sobre seus ombros, sem muletas, sem refúgios e ser fiel a si mesmo de peito aberto, sem hesitar.

A maturidade pra se perseguir um sonho se resume basicamente a não se abalar quando não der certo, quando não acontecer como esperado, é não ser destruído por isso e conseguir manter a cabeça erguida sempre. Se um sonho tem o poder de te destruir, ele provavelmente está fundamentado sobre as estruturas erradas. O mais importante disso tudo não tem de ser o sonho e sim você!

É possível manter os pés no chão e a cabeça nas nuvens, alimentar os sonhos mais impossíveis e alcançar seus objetivos, mesmo que ninguém acredite neles, basta ter em mente um único pensamento: mesmo que dê tudo errado, mesmo que não alcance aquele sonho, mesmo que não sobre nada, eu ainda tenho a mim mesmo! Mesmo que tudo seja tirado de mim, ninguém tem o poder de tirar de mim o que eu sou! Mesmo que dê tudo errado, eu posso começar de novo, porque meu ponto de partida sou eu mesmo!
           
Eu posso começar de novo, eu posso sonhar de novo, eu posso ir mais longe dessa vez! Porque sou eu!

Sereny Kyle
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário